ADVERTISEMENT

MS regista 2015 pacientes com deficiência mental

Timor Post - Jeral
  • Share

DÍLI – O Departamento de Doenças não Contagiosas e Mentais do Ministério da Saúde (MS) registou, no ano passado, 2015 pacientes com transtornos mentais.

“Das 2015 pessoas com doenças mentais, 937 são homens”, disse a Responsável do Programa de Saúde Mental, Anabela Guterres, em declarações aos jornalistas, na quinta-feira (04/06), em Lahane.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


Segundo Anabela Guterres, cada centro de saúde no território dispõe de um responsável do Programa de Saúde Mental e, por isso, o tratamento da doença pode ser feito no terreno.

Recorde-se que a Organização Não Governamental (ONG) Recuperação Psicossocial e Desenvolvimento em Timor-Leste (PRADET, em inglês) era, em 2004, a primeira responsável do programa. A PRADET delegou, a partir de 2005, competências no MS, cujo departamento formou, desde então, mais de 200 profissionais de saúde.

Lee Mós :
MS inclui no OGE de 2020 verbas para Clínica do Bairro Pité

“Existem nove tipos de diagnóstico para o tratamento. Os pacientes com transtornos mentais graves são transportados para o centro de saúde de Laclubar, que agrupa apenas 12 pessoas, sendo que metade são mulheres. Lá, o tratamento é baseado nos critérios. O paciente só poderá lá ficar até ao máximo de três meses. Após aquele período, quando estão recuperados, são entregues à família”, afirmou.

A responsável sublinhou igualmente que os pacientes com transtornos mentais ligeiros ficam em casa e recebem tratamento médico nos seus centros de saúde. Quanto àqueles com deficiências motoras, são mensalmente acompanhados por profissionais de saúde a partir de casa.

Lee Mós :
Masatsugu Asakawa Elected ADB President

Anabela Guterres lembrou, de igual modo, que mais de 50 pessoas com deficiência mental ligeira já recuperaram, desde 2005, sendo necessário um período mais longo para a recuperação daqueles com problemas mais graves.

“O melhor fármaco para as pessoas com transtornos mentais é dar acompanhamento, pois, à medida que os acompanhamos, a doença também vai desaparecendo. Não há um medicamento psiquiátrico que as possa curar de imediato”, disse.

Lee Mós :
Parlamento escolhe hoje membros do Conselho de Imprensa

A responsável referiu também que se encontram, neste momento, nove pacientes com problemas mentais graves no centro de saúde de Laclubar, acrescentando que o hospital dispõe de cuidados agudos que dá tratamento médico àqueles com problemas ligeiros.

“O nosso hospital dispõe de cuidados agudos, recebendo apenas pessoas com transtornos de saúde mental ligeiros. O tratamento é apenas de duas semanas. Após isso, regressam à família e são acompanhados frequentemente por um enfermeiro”, concluiu. (jry)

 789 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “MS regista 2015 pacientes com deficiência mental” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No