O Fórum de Comunicação das Mulheres (FOKUPERS, em tétum) registou, entre janeiro e outubro, 263 crimes de violência com base no género, sendo que, entre estes casos, 97 são de violência doméstica, quatro de violência física contra crianças, 12 de abusos sexuais e 18 de incesto, revelou a Diretora do FOKUPERS, Maria José Guterres.
A diretora pediu, por isso, a todos que cuidassem dos seus filhos, sobretudo das meninas vítimas de violência sexual pois são “as futuras gerações deste país”.
Maria José defendeu ainda que a falta de conhecimento e o acesso a pornografia e redes sociais tem contribuído para a violência sexual.
“É importante que todos contribuam para o combate contra a violência contra as crianças e mulheres no país”, apelou.
A responsável acrescentou, por isso, que o FOKUPERS levará a cabo, a 10 de dezembro, uma feira nacional com o objetivo de comemorar o Dia Nacional Contra Violência com Base no Género, para assim garantir os rendimentos das famílias carenciadas.
“Realizar-se-á no próximo dia 10 de dezembro uma feira nacional destinada às mulheres sobreviventes da luta pela libertação nacional e vítimas de violência com base no género para promover seus produtos artesanais”, avançou.
Segundo a responsável, o evento com apoio da União Europeia iniciar-se-á a 04 de dezembro, entre as 8h30 e às 19h00. (jho)
720 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






