ADVERTISEMENT

“Maioria dos deputados não sabe contar dinheiro”

Timor Post - Jeral
  • Share

DÍLI – O economista timorense Manuel Tilman disse na passada quarta-feira (29/01) que o chumbo do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2020 no Parlamento Nacional (PN) se deveu à incapacidade dos deputados em “contar dinheiro”.

“Os deputados do PN demonstram apenas ter conhecimento no que toca à política. Em contrapartida, denotam dificuldades na contagem de dinheiro. Este foi a principal razão por que votaram contra o OGE 2020. Eles não têm noções de Matemática”, disse Manuel Tilman, em declaração aos jornalistas do Timor Post, na sua residência no Hotel Beach Garden, na Praia dos Coqueiros, Díli.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


Lee Mós :
CNC Ho ONG Belun Asina Akordu ba Apoiu Programa Monitorizasaun Chega 

O economista lembrou ainda que o Governo tinha apresentado na primeira proposta um valor de 1.9 mil milhões de dólares americanos, enquanto, na segunda, foi proposta uma redução para 1.6 mil milhões, que viria a ser rejeitada.

Manuel Tilman descarta qualquer responsabilidade do Governo em relação à situação de impasse político que o país atravessa por entender que o Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, juntamente com os seus membros, têm cumprido os seus deveres. Ao invés, culpabiliza somente o PN pelo chumbo das propostas do OGE apresentadas.

Lee Mós :
Vizita Namanas Munisípiu, Fidelis Rejeita Taur Buka Votus

Recorde-se que a bancada da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN) considerou que o OGE de 2020 alocado para os bens e serviços não cumpria as regras previstas.

“Pergunto à Senhora Ministra [Vice-Ministra das Finanças e Ministra das Finanças em exercício, Sara Lobo Brites] se o orçamento alocado para bens e serviços, o equivalente a 30% do teto do OGE, é ajustado às necessidades do país? Tenho sérias dúvidas e considero, por isso, que este fundo está mal alocado”, disse a deputada da Fretilin, Maria Angélica Rangel, na sexta-feira (17/01), na sua intervenção durante o debate do OGE 2020, no PN.

Lee Mós :
Paixão fo Rajaun Kona-ba Lere Hatun Forsa ba Angela nia Rejidensia

A parlamentar acrescentou que, nos termos da estrutura orçamental, o fundo do Capital Menor não deve integrar os bens e serviços.

Já a deputada Helena Martins, também da bancada da Fretilin, pediu à Vice-Ministra das Finanças explicações relativamente aos fundos alocados às escolas públicas e privadas. (oro)

 909 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on ““Maioria dos deputados não sabe contar dinheiro”” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No