ADVERTISEMENT

Campus Global da UNTL promove direitos humanos

Timor Post - Jeral
  • Share

DÍLI- O Campus Global dos Direitos Humanos da Ásia Pacífico, um projeto implementado na Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), está já a promover as questões dos direitos humanos e democracia.

O projeto, financiado pela União Europeia e apoiado pela Organização das Nações Unidas, que conta com uma rede de mais cem universidades e que, na região, está sediado na Universidade Mahidol, em Banguecoque, na Tailândia, começou já a ser desenvolvido na UNTL.

 O Pró-Reitor dos Assuntos Académicos da UNTL, Miguel Maia, recordou que o Campus Global pretende dar a conhecer os direitos humanos aos estudantes timorenses, tendo já começado a divulgar informações sobre esta questão.

“O centro promove informação sobre os direitos humanos de várias formas, nomeadamente através de brochuras e filmes. Não são apenas os estudantes que têm acesso a estes filmes. A comunidade, em geral, pode assistir também”, disse o docente esta terça-feira (07/07), à margem da entrega dos equipamentos de proteção da covid-19 a todas as universidades timorenses.

“O objetivo deste Campus Global é dar a conhecer os direitos de cada pessoa antes de esta pensar sobre os seus deveres”, acrescentou.

Miguel Maia recordou também o apoio que o projeto tem recebido da União Europeia.

“A União Europeia apoia financeiramente e com materiais didáticos, mas deu também formação aos professores e avaliou-os para que pudessem prosseguir os seus estudos [de pós-graduação nesta área] no estrangeiro”, acrescentou.

O responsável lembrou, contudo, que estes professores não puderam continuar os estudos devido à crise provocada pela covid-19.

 “Estamos a pensar preparar um currículo relativo a estes direitos. Desde o início, quisemos integrar conteúdos transversais, mas este centro poderá tornar-se num departamento da UNTL”, avançou.

O Campus Global dos Direitos Humanos é a maior instituição de educação ao nível da pós-graduação em direitos humanos e democracia. Na Ásia Pacífico, o projeto é também implementado em países como a Tailândia, Nepal, Sri-Lanka, Indonésia, Filipinas e Austrália. (isa)

 1,146 total views,  3 views today

Lee Mós :
Cidadãos timorenses autorizados a entrar na Indonésia com visto à chegada

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No