ADVERTISEMENT

Estão em quarentena os 11 vietnamitas e dois indonésios detidos em Jaco

Timor Post - Jeral
  • Share

Díli – Treze cidadãos estrangeiros, 11 vietnamitas e dois indonésios, que foram encontrados e detidos, na sexta-feira (12/06), no ilhéu de Jaco, no Município de Lautém, encontram-se agora num centro de quarentena, em Díli e sob investigação, revelou o Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, nesta segunda-feira (15/06).

“Estão agora a cumprir quarentena e a ser investigados para que sejam deportados para o seu país natal”, avançou Taur Matan Ruak aos jornalistas, após o encontro semanal com o Presidente da República, Francisco Guterres ‘Lú Olo’, no Palácio Presidencial.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


Segundo informações a que o Timor Post teve acesso, devido à falta de combustível, estes cidadãos terão estado durante uma semana no mar e a sua embarcação terá sido trazida pela corrente até ao ilhéu de Jaco.

As autoridades locais, a equipa de saúde que combate a covid-19 e a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) foram alertados e os estrangeiros foram transportados para Díli de modo a cumprirem a quarentena e serem investigados.

Lee Mós :
Governo prevê mais de dois milhões de dólares americanos para campanha de vacinação

O Comandante-Geral da PNTL, Faustino da Costa, disse que o Ministro do Interior tinha sido informado sobre o assunto.

“Demos orientações [às autoridades de Lautém] para que transportassem estes cidadãos para Díli. Além disso, vamos apreender o barco”, disse Faustino, na segunda-feira (15/06), no Quartel-Geral da PNTL, em Caicoli.

Questionado sobre a deportação destes estrangeiros, Faustino disse que não cabe apenas à PNTL tomar uma decisão, mas também ao Gabinete do Centro Integrado de Gestão de Crise, à Organização das Nações Unidas, à Organização Internacional para as Migrações, ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e às embaixadas relevantes em Timor-Leste.

“Estamos em fase de investigação. Disseram que o seu destino não era Timor, mas países vizinhos. Tiveram, depois, problemas a meio do caminho e acabaram por ser encontrados aqui. Contudo, isto, para nós, não é razão para que não se faça uma investigação profunda”, referiu.

Lee Mós :
Pasaporte Stock Laiha, MJ asina ona akordu ho kompana Thales

O Administrador do Posto de Tutuala, Carlito Pereira, contou, por sua vez, ao Timor Post, que os pescadores viram o barco à meia-noite, mas não conseguiram contactar as autoridades devido à falta de rede de telemóvel. Alertaram, depois, no início da manhã.

O administrador referiu ainda que, segundo informações obtidas, estes cidadãos vieram de Jacarta, mas, a meio do caminho, tiveram problemas de combustível. Terão, depois, acabado por ser trazidos pela corrente para Jaco.

Segundo o dirigente, estes cidadãos contam duas versões– os da Indonésia disseram que os 11 companheiros terão adquirido o barco e lhes pagaram dez milhões de rupias indonésias (cerca de 710 dólares americanos) para os transportar para Darwin, na Austrália, enquanto os vietnamitas contaram que pretendiam regressar ao país.

Lee Mós :
CFP ainda sem queixas dos 83 funcionários demitidos em Oé-Cusse

“Um dos indonésios é capitão. Disseram que terão saído de Kendari, na Indonésia com destino a Darwin, na Austrália. No entanto, os cidadãos vietnamitas afirmaram que queriam viajar para o Vietname”, disse.

O administrador contou também que os tentou ajudar com combustível, mas a embarcação não funcionava.

Carlito recordou, por fim, que os pescadores transportaram os estrangeiros de barco para Jaco e a equipa da linha da frente na contenção da covid-19 de Lautém efetuou imediatamente testes do novo coronavírus a estas pessoas. (res/yto)

 766 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Estão em quarentena os 11 vietnamitas e dois in…” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No