DÍLI- Estudantes do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências de Saúde do Instituto Superior Cristal (ICS) efetuaram, esta sexta-feira (18/09), no âmbito do Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado a 17 de setembro, uma doação de sangue no Banco de Sangue do Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV).
Fedrianos Cardoso, professor do Departamento de Enfermagem, lembrou que “uma gota de sangue pode salvar uma vida”.
“Temos 140 alunos, mas não os obrigamos. Depende da vontade de cada um contribuir”, disse, acrescentando que o ICS contribui anualmente para a doação de sangue no HNGV.
Também o Chefe da Unidade do Banco de Sangue do HNGV, Januário Freitas, elogiou esta doação de sangue à unidade hospitalar nacional.
“Agradeço a iniciativa dos estudantes do ICS de oferecer o seu sangue de modo a ajudar os que dele estão a precisar”, disse.
O responsável recordou igualmente a segurança de quem recebe uma transfusão de sangue, que é analisado no laboratório para que se possam detetar eventuais doenças contagiosas, o que permite também o combate a outras doenças.
“Quando detetamos casos de VIH/SIDA, devemos contactar estas pessoas e recomendar-lhes tratamento antirretroviral no HNGV”, acrescentou.
O médico lembrou ainda que o Banco de Sangue trabalha em parceria com várias instituições do Governo, religiosas e outras entidades privadas, que dão sangue, mas alerta para a queda no número de doações devido à crise provocada pela covid-19.
“Recebemos diariamente apenas sangue das famílias dos doentes, porque se sentem na obrigação de salvar os seus familiares, mas raramente recebemos voluntários”, afirmou. (isa)
927 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






