ADVERTISEMENT

Governo analisa medidas de recuperação económica

Timor Post - Jeral
  • Share

DÍLI- O Governo reuniu-se, esta segunda-feira (03/08), em Conselho de Ministros (CM), para analisar preliminarmente as medidas propostas pela Comissão para a Elaboração do Plano de Recuperação Económica.

O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidélis Magalhães, afirmou que este encontro pretendia preparar as jornadas do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021, que se realizam hoje.

“Todos os membros do Governo se reuniram aqui para ouvir as recomendações preliminares da Comissão para a Elaboração do Plano de Recuperação Económica, mas o relatório final ainda não foi entregue aos membros do Executivo para que o possam analisar, discutir amanhã [esta terça-feira (04/08)] e preparar as jornadas orçamentais para 2021”, disse o governante, à margem do Terceiro Retiro do VIII Governo, em Aitarak Laran, Díli.

De acordo com o comunicado do Governo a que o Timor Post teve acesso, esta segunda-feira (03/08), o Presidente da Comissão, Rui Gomes, fez uma apresentação preliminar ao Governo “do diagnóstico realizado à situação nacional e das medidas de médio e longo prazo para se minimizarem os impactos da covid-19 e lançarem as bases para, numa primeira fase, se fomentar a recuperação económica e, na segunda, favorecer o crescimento económico”.

“Durante a apresentação, Rui Gomes, sublinhou que as pessoas são o centro do Plano de Recuperação Económica, e, por isso, pretende-se colocar as pessoas no processo de desenvolvimento. O Plano irá incluir indicadores e metas definidas com o objetivo de facilitar a implementação e a monitorização da aplicação das medidas”, acrescenta o comunicado.

O responsável da Comissão para a Elaboração do Plano de Recuperação Económica apresentou também ao elenco governativo os dados relativos à conjuntura internacional, o contexto de Timor-Leste e o impacto do novo coronavírus a nível nacional.

Rui Gomes apresentou ainda um pacote de medidas em Conselho de Ministros para recuperar a economia, depois da crise provocada pela covid-19, medidas estas que visam também resolver questões estruturais.

De acordo com o documento, pretende-se um enfoque no investimento nos recursos humanos, no apoio às empresas nacionais, no emprego e no fomento da produção nacional.

O Plano de Recuperação Económica apresenta mais de 60 medidas, que se dividem pelos setores prioritários de intervenção – agricultura, turismo, habitação, capital humano, de que fazem parte a educação, saúde e proteção social, e reforma institucional.

“O caminho faz-se caminhando para melhorar o bem-estar da população”, cita o documento. (isa)

 700 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Governo analisa medidas de recuperação económica” A few seconds ago

Lee Mós :
EBF n.º 5 de Comoro com falta de professores

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No