ADVERTISEMENT

Praticamente 31% dos adolescentes timorenses são fumadores

Timor Post - Jeral
  • Share

Díli- O Gestor da Aliança Nacional de Controlo Tabaco-TL (ANCT-TL), Sancho Fernandes, disse que os dados de um estudo de 2019 indicam que 30,9% dos adolescentes timorenses são fumadores.

“Cerca de 30,9% dos adolescentes entre os 13 e os 15 anos de idade fumam, sendo que, entre os rapazes, a percentagem é de 42%”, afirmou em declarações aos jornalistas, na passada sexta-feira (13/11), no Quartel-Geral das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), em Fatuhada.

Sancho sublinhou ainda que o mesmo estudo dá conta de que 71% das crianças estão expostas ao fumo.

“Os dados de 2019 mostram, por outro lado, que a prevalência de fumadores passivos entre os 13 e os 15 anos em locais públicos é de 71%”, referiu.

Segundo o gestor da ANCT-TL, embora se mantenham em curso ações de sensibilização sobre o tabaco, boa parte da população residente nas áreas rurais de diversos municípios ainda desconhece os seus malefícios.

O dirigente destacou ainda a importância de serem tomadas medidas concretas que visam combater o tabagismo em Timor-Leste em consonância com o Regime de Controlo do Tabaco de 2016.

“A nossa lei foi aprovada há quatro anos, pelo que se torna premente implementar e tomar várias ações que ajudem a combater o tabagismo no país”, disse.

De acordo com o gestor, a promoção de campanhas de divulgação deste regime bem como a subida do preço do maço de tabaco constituem dois fatores fundamentais para reduzir o consumo de tabaco e, por conseguinte, uma cessação tabágica.

“Constatámos que o preço do maço de tabaco é ainda baixo, o que leva a que muitos jovens continuem a fumar, pois conseguem comprar um cigarro por 10 centavos”, referiu.

A propósito do preço do maço de tabaco praticado no mercado, Sancho Fernandes apelou ao Governo e Parlamento Nacional que promovessem um diálogo no sentido de fazer subir o seu preço.

“Sugiro que o preço mínimo seja de cinco dólares americanos por maço”, recomendou.

Recorde-se que, segundo os dados revelados pela BBC, em 2018, Timor-Leste era o país com o quarto maior índice de fumadores do mundo. 42,2% da população fuma. Entre os homens, a percentagem sobe até aos 78,1%.

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) do mesmo ano indicava que Timor-Leste era um dos países com idade mais baixa em que é permitido comprar tabaco. Os jovens timorenses podem fazê-lo aos 17 anos. Dados de 2015 da OMS apontam também uma elevada percentagem de jovens fumadores, com 42,4%, um valor muito acima de outros países da região.

O número de fumadores timorenses entre os 13 e 15 anos era, no ano passado, de 30,9%, apesar da redução em relação a 2013, ano em que se registavam 42,9%, revelou um estudo da Pesquisa Global sobre o Tabaco entre os Jovens (GYTS, em inglês), no âmbito do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado a 31 de maio. (jho/ isa)

 977 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Praticamente 31% dos adolescentes timorenses sã…” A few seconds ago

Lee Mós :
Sobrevivente 12 Novembru, Elsa Husu Juventude Kria Paz, Nasaun ne'e La Iha Ona Inimigu

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No