DÍLI (Timor Post) – A Secretaria de Estado para a Igualdade e Inclusão (SEII) está a cooperar com os parceiros relevantes para garantir o direito de voto a eleitores com deficiência nos próximos atos eleitorais.
“Estamos a envidar esforços no sentido de garantir acessibilidades para que as pessoas com deficiência possam exercer o seu direito de voto nas próximas eleições presidenciais e legislativas. Importa, pois, promover ações de divulgação de informação sobre o processo eleitoral, que vai desde o recenseamento à votação”, afirmou a Secretária de Estado da tutela, Maria de Jesus, ao Timor Post.
O Diretor-Executivo da Associação Halibur Deficiência Matan Timor-Leste (AHDMTL), Gaspar Afonso, defendeu, por sua vez, a necessidade de o Governo criar condições adequadas para não deixar ninguém para trás, garantindo, desta forma, a proteção dos cidadãos portadores de deficiência.
“Precisamos que nos sejam dadas as condições ideias para não sermos enganados na hora de escolher o partido. Nas últimas eleições, os cidadãos portadores de deficiência foram acompanhados por terceiros. Contudo, nunca saberemos se fomos bem orientados, ou se, pelo contrário, fomos induzidos a escolher outro partido”, referiu. (gil)
644 total views, 3 views today






