DÍLI –A lista que inclui elementos dos quadros da Fretilin está a ser devidamente preparada para ser apresentada e no congresso do partido, que terá lugar ainda este ano, revelou Vicente ‘Maubocy’.
Vicente ‘Maubocy’ afirmou que a nova lista é fruto do trabalho conjunto com o ex-Primeiro-Ministro, Rui Maria de Araújo.
“Muitas pessoas querem que a Fretilin seja uma Fretilin mais moderada, mais competitiva com líderes democráticos e com uma conduta digna que aceite a opinião dos outros”, disse Vicente ‘Maubocy’ ao Timor Post, esta quinta-feira (28/01).
“Já está na hora de o dirigente da Fretilin ser um nativo, católico, mais moderado, do que ser simplesmente muçulmano e radical”, afirmou.
Recorde-se que o artigo da autoria de Vicente ‘Maubocy’ publicado na rede social Facebook suscitou fortes críticas por parte do público, que considera haver discriminação racial e religiosa.
Para Vicente ‘Maubocy’, é necessário que, no futuro, a Fretilin seja mais inclusiva e não exclua como sucede atualmente, salientando ainda que, de acordo com os últimos dados, o número de apoiantes da Fretilin tem vindo a cair gradualmente.
“Pertencemos aos antigos quadros da Fretilin. O Doutor Marí Alkatiri tornou-se secretário-geral e o Doutor Lú-Olo presidente. Isto tem graça, porque os apoiámos para competirem com José Reis e Rogério Lobato”, lembrou.
‘Maubocy’ adiantou ainda que a lista que integra os nomes pertencentes aos quadros do partido traduz a mudança da Fretilin, afastando-se do desejo de chegar ao poder.
“Já está na hora. Marí Alkatiri ja completou 20 anos como líder da Fretilin. É, por isso, melhor dar oportunidade à nova geração”, frisou.
“Alguém disse que já não pode continuar a conduzir o destino do partido. Penso que o seu cérebro já não funciona”, acrescentou.
De acordo com Vicente ‘Maubocy’, Marí Alkatiri colocou a Fretilin como um partido unipessoal, lembrando que é um órgão coletivo com princípios e métodos corretos.
“Você usa uma camisa que está já rasgada, com mau odor, mas persiste em mantê-la. Isto não pode ser”, questionou.
Para Vicente ‘Maubocy’, a Fretilin deve optar por convocar um congresso para, então, proceder a eleições diretas dos novos membros.
“Estamos preparados para quaisquer eleições, sejam elas diretas ou não. É importante que os militantes saibam os nomes que integram o novo pacote”, referiu.
“Doutor Marí pode juntar-se a Lú-Olo ou outras pessoas. O Doutor Rui a outra pessoa. Quando ganhamos, eles têm de aceitar os resultados. Nós também os devemos aceitar”, referiu.
Para Vicente ‘Maubocy’, a Fretilin envolvida no atual Governo liderado pelo Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, irá durar até final da sua legislatura, em 2023, porque detém a maioria parlamentar.
“O Governo tem a maioria parlamentar. O CNRT quer agir, mas não consegue”, concluiu. (cao)
540 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






