ADVERTISEMENT

Economistas pedem cooperação entre Governo e setor privado para estabilizar economia

Timor Post - Jeral
  • Share

DÍLI – Os economistas timorenses pedem ao Governo que mantenha o apoio ao setor privado para garantir a estabilidade da economia do país e o rendimento das famílias durante as crises política e sanitária.

O economista Manuel Tilman pediu ao Governo e ao setor empresarial que cooperassem para recuperar o tecido económico do país.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


“Não podemos dificultar a situação que o país está a atravessar. [O Executivo e os empresários] precisam de se apoiar mutuamente”, afirmou Manuel Tilman, em declarações aos jornalistas, na passada sexta-feira (20/06).

Segundo Tilman, o Executivo deve continuar a apostar na política já definida para impulsionar o desenvolvimento da economia de Timor-Leste.

Lee Mós :
Ohin, Atividade iha Timor Plaza Taka Provizóriu

“O setor privado precisa do apoio incondicional do setor público enquanto durar o estado de emergência. É fundamental que se garanta a estabilidade económica interna”, disse.

Também o Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Timor-Leste (CCI-TL), Óscar Lima, defendeu a necessidade de as empresas receberem apoio por parte do Executivo, visto que inúmeros timorenses se encontram atualmente a trabalhar no setor privado.

“Pode considerar-se que estamos, hoje, a enfrentar uma situação particularmente difícil, assistindo a uma quase estagnação da atividade económica. Precisamos, por isso, de um apoio mútuo. Peço ainda ao Governo, enquanto parceiro do tecido empresarial, que dê prioridade à questão, garantindo, a retoma da economia”, pediu.

Lee Mós :
Frente Armada de’it La Manan Funu no Austrália ho Indonézia maka Goja Riku-Soin Timor

Óscar Lima sublinhou ainda que, graças às medidas socioeconómicas implementadas pelo Governo, as empresas vão sair beneficiadas com vários incentivos para fazer face às dificuldades surgidas durante a crise sanitária.

O Diretor-Executivo do Serviço de Registo e Verificação Empresarial (SERVE), Florêncio Sanches, disse, por sua vez, que é preciso, sobretudo em tempo de crise, garantir o crescimento do setor privado para fazer aumentar o rendimento das famílias, por meio da contratação de trabalhadores timorenses.

Lee Mós :
Ró Berlin Ramelau Sei Halo Operasaun iha Dezembru, Ministru José Kestiona Prosesu Manutensaun ba Nakroman

O Presidente do Banco Nacional de Comércio de Timor-Leste (BNCTL), Brígido de Sousa, referiu também que a instituição bancária mantém o apoio ao setor privado durante o estado de emergência na luta contra a covid-19.

“Sabemos que é um banco do Estado. Precisamos, como tal, de apoiar as empresas, através da concessão de crédito. O importante é dar um novo impulso ao tecido empresarial”, concluiu. (jxy)

 854 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Economistas pedem cooperação entre Governo e se…” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No