ADVERTISEMENT

Académico defende regras mais rigorosas para circulação

Timor Post - Jeral
  • Share

Díli- Izac Amaral, académico da Faculdade de Ciências Políticas Públicas da Universidade Nacional Timor Oriental (UNITAL), considera que a circulação de viaturas e de pessoas nas estradas de Díli se deve à falta de regras rigorosas de segurança no âmbito do estado de emergência imposto pelo Estado para fazer face ao novo coronavírus.

Segundo Izac Amaral, o Governo deverá elaborar normas e regulamentos com critérios mais rigorosos para que os agentes de segurança possam agir e efetuar operações de fiscalização de forma mais eficaz.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


Lee Mós :
CBRN-TL Realiza Enkontru Haforsa Inkluzaun Ba Ema Defisiénsia

“O Governo tem de emitir regras mais rigorosas dirigidas às forças de segurança, nomeadamente às Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) e à Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e segurança civil no sentido de garantir a fiscalização em todos os pontos da cidade. É fundamental que quem não cumpra as regras de confinamento e de distanciamento social seja sancionado”, afirmou.

O académico admite falhas no que concerne à aplicação das medidas de prevenção da covid-19 em Timor-Leste, apontando alguma ineficácia na vigilância e controlo de veículos e pessoas que circulam nas principais vias da cidade.

Lee Mós :
Maria Dadi Kontinua Lidera CNJTL,  Lú Olo Tau Fi’ar ba Joven sira

Izac Amaral sugeriu ainda que as forças de segurança efetuassem o patrulhamento, quer nos mercados quer nas superfícies comerciais da capital, medida esta que visa impedir o ajuntamento de pessoas.

“Tem de haver uma maior vigilância nos supermercados e mercados. A polícia tem de estar presente nestes locais, onde afluem habitualmente muitas pessoas. Infelizmente, muitas delas ainda não tomaram consciência, desvalorizando o perigo do contágio do covid-19 ”, afirmou.

Lee Mós :
Pouca adesão da população na divulgação do projeto de drenagem de Na’in Feto

O académico insiste que o Executivo implemente regras que definam com maior rigor a intervenção das forças de segurança no âmbito do estado de emergência para fazer face ao novo coronavírus.

“Peço ao Governo que avance com medidas mais apertadas em relação às operações de controlo e de vigilância por parte da segurança”, concluiu. (ono)

 1,371 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Académico defende regras mais rigorosas para ci…” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No