Díli – O Instituto de Promoção de Investimento Externo e Exportação, a TradeInvest Timor-Leste (TITL), lançou, nesta segunda-feira (23/11), um novo mapa digital que permite a promoção dos produtos timorenses com maior potencial de exportação, sobretudo os da agricultura e pecuária.
O Diretor-Executivo da TITL, Arcanjo da Silva, disse que o mapa tem ainda como objetivo atrair empresários internacionais para investirem em vertentes essenciais, fundamentalmente na agrícola.
“A TITL é uma agência pública tutelada pelo Ministério Coordenador dos Assuntos Económicos (MCAE). O seu papel principal é cooperar com outras entidades relevantes para identificarem as oportunidades e desafios de exportação dos nossos produtos locais”, recordou Arcanjo da Silva, após o lançamento do mapa, em Fatuhada.
Segundo o responsável, o novo mapa, que está disponível em linha, no sítio da TITL – https://www.tradeinvest.tl/ -, permitirá também o aumento das atividades de exportação.
“Disponibilizamos neste sítio informações detalhadas sobre os produtos agrícolas de todos os municípios para que os potenciais investidores e compradores internacionais possam aceder a eles, estimulando, assim, as nossas empresas de pequena e média dimensão a criar e desenvolver mais este setor de extrema importância para o desenvolvimento do país”, explicou.
De acordo com Arcanjo da Silva, todos os dados contemplados no mapa foram recolhidos através de um estudo, que decorreu entre 2017 e 2019, levado a cabo pela TradeInvest e Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL).
“O estudo abrangeu a identificação e recolha dos dados de produtos agrícolas e pecuários com maior potencial de exportação em todo o território nacional. Estas informações foram já igualmente entregues ao Secretariado da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, em inglês) e à Organização Mundial de Comércio para facilitar a integração do Estado timorense nestas entidades”, afirmou.
Também o Ministro Coordenador dos Assuntos Económicos, Joaquim Amaral, disse que o mapa digital descreve detalhadamente produtos locais com potencial de cada município timorense.
“Estas informações são de mais fácil [compreensão]. Tecnicamente, é atrativo. Os potenciais empresários podem criar o seu plano de investimento a partir destes dados”, defendeu.
Já o Diretor da empresa GOTA, Nílton Gusmão, apreciou a iniciativa TITL, considerando-a “positiva para o setor privado”.
“Esta atividade permite aumentar os postos de trabalho para os nossos jovens e população. É muito positivo”, disse.
A cerimónia do lançamento do mapa digital contou também com a presença do MCAE, Vice-Ministro da Agricultura e Pescas, Vice-Ministro do Turismo, Comércio e Indústria, Reitor da UNTL e representante do Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste. (jho)
1,411 total views, 12 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






