ADVERTISEMENT

TDD destaca importância da aprovação da  Lei sobre Registo Predial

  • Share
Afonso Carmona

Díli (Timor Post) – O Juiz Administrador do Tribunal Distrital de Díli (TDD), Afonso Carmona, sublinha a importância de o Conselho de Ministros aprovar a Lei sobre o Registo Predial para permitir a atribuição de certificado de propriedade de terreno aos timorenses.

“Elogiamos o esforço do Ministério da Justiça para criar esta lei, que agora se encontra nas mãos do Conselho de Ministros. Espero que, em breve, seja aprovada pelo Governo”, disse Afonso Carmona ao Timor Post, na passada sexta-feira (03/12), no seu local de trabalho.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


O magistrado referiu que o novo diploma permitirá igualmente aos tribunais timorenses que concluam todos os processos associados a disputas de terreno.

Para o juiz, é necessário que a atual legislação, aprovada em 2018, seja alvo de  alguns ajustes, pelo que pediu ao Conselho de Ministros que aprove sem mais demora a Lei sobre o Registo Predial.

Lee Mós :
CPLP chega a acordo sobre proposta final para a mobilidade dos cidadãos

Já o juiz Antoninho Gonçalves anunciou que o número elevado de processos civis pendentes se deve  à ausência do dito decreto.

“Se os suspeitos e vítimas colaborarem com a justiça, os processos avançarão a bom ritmo. Contudo, é frequente o adiamento de sessões de julgamento motivado por fatores culturais”, lamentou.

Recorde-se que a Secretaria de Estado de Terras e Propriedades (SETP) tinha já dado início ao levantamento dos dados dos bens imóveis de proprietários com o objetivo de atribuir os respetivos títulos de propriedade.

“O processo de levantamento está em curso e tem como objetivo identificar o número de proprietários que ocupam terrenos do Estado.  Precisaremos de mais tempo para concluir o trabalho”, disse o Secretário de Estado de Terras e Propriedades, Mário Ximenes.

Lee Mós :
Familiares de doentes são principais dadores de sangue no HNGV

Segundo o governante, uma equipa técnica deslocou-se à base para efetuar a verificação dos dados de cada agregado familiar. No entanto, devido à situação da pandemia provocada pela covid-19, o processo sofreu um atraso considerável.

Em resposta à pergunta sobre o número de cidadãos que apresentaram os documentos à SETP, o governante disse não se recordar, ressalvando, no entanto, que muitos dos cidadãos residentes em Díli e nos diferentes municípios apresentaram já o pedido de legalização das suas propriedades.

“Não tenho ainda à disposição o número concreto. Quanto àqueles que são titulares de bens imóveis, deverão ter consigo uma cópia legal do Governo”, afirmou.

Lee Mós :
TLCE pede que distribuição de manuais se inicie nas áreas rurais

Já o Ministro da Justiça, Manuel Cárceres, revelou que o ministério está presentemente a preparar dois decretos-lei com vista a regular tanto o processo predial como o de serviços cadastrais.

Segundo Manuel Cárceres, o MJ preparou de igual modo um pacote de medidas onde constam dezenas de documentos legislativos relacionados com a atribuição de títulos cadastrais aos cidadãos.

O ministro afirmou, por fim, que, assim que todo o processo for concluído, o MJ vai emitir um diploma ministerial para a homologação das parcelas entretanto registadas. (jxy)

 1,202 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “TDD destaca importância da aprovação da  Lei so…” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No