DÍLI (Timor Post) – O Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, pediu ao Ministério da Agricultura e Pescas (MAP) que redobre os esforços para incentivar o aumento da produção agrícola.
O pedido foi formalizado durante uma reunião com o ministro Pedro Reis que teve lugar esta quinta-feira. O Chefe do Governo pretende que o MAP mostre disponibilidade para responder ao programa de atribuição de subsídio alimentar aos funcionários públicos.
“Informei o Chefe do Executivo sobre o evoluir dos preparativos, porque este quer estar a par da situação”, disse o Ministro da Agricultura e Pescas, Pedro dos Reis, num comunicado a que o Timor Post teve acesso, este domingo (26/09).
O governante referiu ainda que os produtos agrícolas a serem concedidos serão todos locais de forma a estimular o setor.
De acordo com o MAP, existem atualmente no país 80 mil hectares de terreno que podem ser aproveitados para campos de cultivo, pelo que promete redobrar esforços.
“No início do nosso mandato, existiam cerca de 20 mil hectares de áreas de cultivo, mas agora são já 30 mil. Vamos continuar a investir para fazer crescer o número de hectares de terreno”, afirmou.
Pedro dos Reis destaca igualmente a necessidade de modernizar o setor da agricultura para que possa estimular o aumento da produção.
Recorde-se que, segundo o decreto aprovado pelo Conselho de Ministros, cada funcionário público terá, mensalmente, direito a receber cinco quilogramas de arroz, cinco de milho, cinco de feijão, cinco de feijão-mungo e dois quilos de soja. (*/ita)
677 total views, 3 views today






