Díli- As condições do Centro da Saúde da Formosa dificultam o atendimento das parturientes, disse uma parteira desta unidade de saúde, Joana da Costa.
Segundo a profissional de saúde, a falta de espaço, de casas de banho e de camas não permite dar assistência a mais de quatro parturientes.
“Enfrentamos agora problemas. Não podemos atender mais de quatro pessoas por falta de condições, principalmente por causa das casas de banho, que estão entupidas”, afirmou na segunda-feira (04/01), à jornalista do Timor Post, no Centro de Saúde da Formosa.
Joana da Costa explicou que o problema já foi apresentado ao Ministério da Saúde, mas ainda não foram dadas respostas.
“Apresentámos [o assunto ao Ministério da Saúde], mas ainda não há uma solução e recorremos, por isso, à comunicação social. Os técnicos do ministério vieram observar diretamente o problema, mas ainda não o resolveram”, disse.
De acordo com a parteira, por falta de espaço na maternidade, as grávidas recebem cuidados de saúde na sala de observações. Caso recebam mais de quatro parturientes, estas têm de ser enviadas para o Hospital Nacional Guido Valadares ou Centro de Saúde da Formosa II.
A falta de condições para as mulheres que dão à luz tornaram-se mais preocupantes em dezembro do ano passado devido aos problemas nas casas de banho. (res)
557 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






