ADVERTISEMENT

Jovens timorenses abandonam cedo a escola

Timor Post - Jeral
  • Share

DÍLI- Feliciano Soares, coordenador do Fórum da Juventude Marginalizada (FJM), revelou que os resultados de um estudo da Parceria de Educação da Sociedade Civil (CSEP, em inglês) realizado em colaboração com a FJM, apontam para uma percentagem significativa de jovens que abandonam cedo a escola.

A pesquisa foi levada a cabo em 2019 em 11 sucos dos municípios de Aileu, Ainaro, Baucau, Bobonaro, Liquiçá e Manatuto. Centrou-se essencialmente nos jovens marginalizados provenientes das áreas rurais com a finalidade de efetuar o levantamento dos principais desafios e constrangimentos.

“O resultado da nossa pesquisa mostra que 36% dos jovens abandonaram precocemente a escola. De acordo com as respostas obtidas, o principal motivo do abandono escolar é o fator financeiro”, disse Feliciano, esta quarta-feira (09/12), aos jornalistas no salão Esperança, em Delta, Díli.

O coordenador referiu ainda que, segundo a investigação, além do abandono escolar precoce, 46% dos jovens que concluíram o ensino secundário não ingressaram no ensino superior. O estudo aponta como principal razão o casamento precoce, em particular de jovens do sexo feminino.

“Após a pesquisa, foi percetível o número elevado de jovens que se casaram muito cedo, facto que se prende com a nossa cultura que adota, como sabemos, o sistema patriarcal”, referiu.

Ainda no que se refere ao estudo, Feliciano acrescentou que 73% dos jovens possuem um rendimento mensal abaixo dos vinte dólares americanos, quantia esta escassa para fazer face às necessidades básicas dos seus familiares. (ono)

 1,049 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Jovens timorenses abandonam cedo a escola” A few seconds ago

Lee Mós :
Polísia Kontinua Buka Deporta Timoroan Tama UK ho Ilegál

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No