DÍLI– O Ministério da Saúde (MS) possui uma política que visa promover ações de sensibilização relativas ao VIH/SIDA e aos seus efeitos junto da comunidade, revelou a Ministra da Saúde, Odete Maria Freitas Belo.
“A política do MS é efetuar ações de sensibilização junto das comunidades sobre o perigo de contrair o VIH/SIDA e outras doenças. Os nossos diretores vão divulgar junto dos estudantes das escolas o que é o VIH/SIDA”, disse a ministra aos jornalistas, esta terça-feira (24/11), após a realização do seminário subordinado ao tema “ Vimos juntos para celebrarmos o Dia Mundial do VIH/SIDA, Solidariedade Global – É Nossa Responsabilidade realizar o teste ao VIH/SIDA para sabermos se contraímos a doença”, que decorreu na Universidade de Díli (UNDIL).
A governante afirmou ainda que vários pacientes infetados com VIH/SIDA estão a receber tratamento médico em diversos centros de saúde.
“Os dados da doença do VIH/SIDA mostram que atualmente existem mais de mil doentes infetados com este vírus, entre os quais mais de 500 estão a receber tratamentos hospitalares. Isto significa que estamos a controlar estes doentes. No entanto, há outros que não querem efetuar tratamento, levando, em casos extremos, à morte”, frisou.
Odete Belo recordou, por último, que a comemoração do Dia Mundial da Luta contra a SIDA a realizar no dia 1 de dezembro, contará com a colaboração do MS e da Comissão Nacional de Combate ao VIH/SIDA. (mj1)
616 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






