ADVERTISEMENT

SEAC disponibiliza 200 mil dólares para conservação de casas sagradas

  • Share
Foto Especial

Díli (Timor Post) – A Secretaria de Estado da Arte e Cultura (SEAC) prevê, este ano, disponibilizar 200 mil dólares americanos para avançar com as obras de requalificação e reconstrução das casas sagradas timorenses.

“A SEAC continua a dar prioridade à conservação das casas sagradas, através da concessão de um fundo entre 1500 a três mil dólares americanos a clãs que pretendam apostar nas obras de requalificação e reconstrução da sua sede sagrada”, disse o Secretário de Estado da Arte e Cultura, Teófilo Caldas, na conferência de imprensa, na Praia dos Coqueiros, Díli.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


Lee Mós :
MAPCS informa PM sobre trabalho realizado

O governante recorda que “a casa sagrada representa um sentimento único para os timorenses, desde a sua nascença até à sua morte. Trata-se ainda de um sentido vital e um local que simboliza o início e o fim da vida de um timorense”.

Já o Diretor-Geral do SEAC, Manuel Ximenes, revelou que foram apuradas, este ano, 82 casas sagradas a necessitarem de obras de requalificação e reconstrução, cujo  financiamento estará a cargo da SEAC num valor que oscilará entre 1500 a três mil dólares americanos.

Lee Mós :
Rezultadu Sorteiu Eleisaun Segunda Volta, Ramos Horta 1 - Lú Olo 2

“Classificámos o apoio em três tipos – o primeiro destina-se às obras de reconstrução, cujo valor é de três mil, o segundo refere-se à reabilitação com um montante de dois mil e o último diz respeito à cerimónia de inauguração da casa sagrada, tendo um valor de 1500 dólares americanos -. Mesmo assim, o fundo a ser concedido dependerá da proposta de cada clã”, explicou.

Lee Mós :
PM e Faustino Cardoso discutem sucessão na presidência da CFP

Segundo o diretor, as obras devem reunir determinados critérios, como a originalidade e a conservação dos materiais usados para a construção e reabilitação da casa, manutenção da utilização de colmo ou capim, madeira, entre outros materiais. “Caso contrário, não receberão qualquer apoio do Governo”. (asb)

 1,451 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “SEAC disponibiliza 200 mil dólares para conserv…” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No