ADVERTISEMENT

População pede a Governo que OGE 2021 reflita investimento nas necessidades básicas

Timor Post - Jeral
  • Share

DÍLI – A população pede ao Executivo que o Orçamento Geral de Estado (OGE) para 2021 alocado para cobrir as despesas do país reflita um maior investimento nas necessidades básicas.

Para o estudante finalista da Universidade Oriental Timor Lorosa’e (UNITAL) Noventino Fernandes, ainda que a dotação seja superior ao Rendimento Sustentável Estimado, o importante é que o OGE de 2021 vá ao encontro das necessidades da população, que viu baixar o seu rendimento neste ano à custa da pandemia provocada pela covid-19.

Noventino Fernandes lembrou ainda que, apesar de o país ter restaurado a sua independência há 18 anos e os timorenses gerirem o seu próprio orçamento, “o sonho de libertar o povo da pobreza para viver dignamente num Estado de Direito Democrático continua longe de ser concretizado”.

O finalista insistiu na necessidade premente de o Executivo responder às necessidades da população, nomeadamente no que diz respeito a setores chave, como a educação, saúde infraestruturas, eletricidade, água e saneamento de forma a garantir-lhe uma vida digna.

Na mesma linha, Rosita Moniz, residente em Díli, destacou a necessidade de o OGE para 2021 agora aprovado se destinar aos setores produtivos a fim de beneficiar a população, questionando a capacidade do Governo quanto à execução orçamental.

“O orçamento é o maior de sempre na história orçamental timorense. Será que os nossos governantes conseguirão executá-lo?”, questionou.

Já o trabalhador Deolindo de Jesus mostra-se esperançado de que o OGE de 2021 possa contribuir para recuperar a economia interna, visto que o país continua a debater-se com as crises política e sanitária.

Fez, por isso, um apelo ao Governo, liderado pelo Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, que fossem disponibilizadas verbas para fazer face às necessidades da população, duplamente castigada quer pela crise sanitária provocada pela covid-19 quer pelo impasse político que perdura desde meados de 2017. (flo)

 756 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “População pede a Governo que OGE 2021 reflita i…” A few seconds ago

Lee Mós :
CNRT considera desnecessária extensão de estado de emergência

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No