DÍLI- O Primeiro-Ministro (PM), Taur Matan Ruak, elogiou o trabalho do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, em inglês) em Timor-Leste.
A representante da UNICEF em Timor-Leste, Valérie Taton, disse que esta organização tem mantido uma estreita parceria com o Governo timorense, tendo atingido progressos notáveis, ainda que enfrente desafios como o da má nutrição.
“O Primeiro-Ministro agradeceu o apoio da UNICEF no desenvolvimento do país, principalmente no que se refere à pandemia da covid-19”, disse Valérie Taton aos jornalistas, esta segunda-feira (09/11), após a audiência com o PM, no Palácio do Governo.
Valérie Taton afirmou ainda que o maior contributo que a UNICEF deu ao Ministério da Saúde (MS) foi o de ter efetuado várias pesquisas sobre a questão da subnutrição em Timor-Leste, que atinge em especial as crianças.
“Enfrentamos muitos desafios, mas o fundamental é investir na nutrição quando o filho ainda está dentro do corpo da mãe”, explicou.
A dirigente lembrou ainda a importância da amamentação exclusiva até aos seis meses de vida.
“A introdução da amamentação por parte da mãe é a melhor nutrição que pode dar à sua criança no desenvolvimento do seu cérebro, contribuindo para o seu percurso educativo”, referiu.
Segundo Valérie Taton, a presença da UNICEF em Timor-Leste faz notar-se através no trabalho conjunto com os ministérios relevantes, como o Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, Ministério das Obras Públicas e Ministério da Educação Juventude e Desporto no sentido de analisar a legislação sobre as crianças.
Salientou também o facto de a organização ter reforçado a capacitação dos recursos humanos.
Valérie prometeu de igual modo que a UNICEF vai trabalhar junto da comunidade para que possa ser promovida uma boa comunicação junto das crianças.
“O importante é perguntarmos de que modo é que podemos combater a má nutrição em Timor-Leste”, questionou. (kyt)
360 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






