ADVERTISEMENT

Japão elaborará conteúdos de Matemática e Ciências para professores timorenses

Timor Post - Jeral
  • Share

Díli- O Embaixador do Japão em Timor-Leste, Kinefuchi Masami, disse que o Governo japonês está a proceder, no âmbito de um programa de formação, à elaboração de conteúdos programáticos de Matemática e Ciências para posteriormente os facultar aos professores do ensino básico e secundário.

O diplomata proferiu estas declarações aos jornalistas, nesta sexta-feira (27/11), aquando do seu discurso, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Ciência, na Escola Central Básica 30 de Agosto, em Comoro.

Masami destacou também a importância da educação no percurso dos alunos da educação pré-escolar ao ensino secundário, pois constitui a base para a consolidação da paz e do desenvolvimento económico e social.

“Estamos a elaborar os conteúdos educativos para então serem utilizados nas diversas ações de formação destinadas aos professores das disciplinas, quer de Ciências quer de Matemática. Espero que venham a ser uma ferramenta útil para todos os alunos poderem aprender e adquirir mais competências”, disse.

Segundo o diplomata, o Executivo nipónico pretende manter o apoio ao Estado timorense de forma a cimentar a paz e a prosperidade assim como o reforço da capacitação dos alunos em matéria de Ciências e de Matemática.

Ainda no seu discurso, o embaixador lembrou que o Japão tem, ao longo de quase duas décadas, prestado um contributo assinalável no processo de construção do país com destaque para os setores das infraestruturas, capacitação dos recursos humanos e a melhoria dos serviços sociais.

“No que respeita ao domínio da educação, o nosso enfoque incide no ensino superior. Por isso, financiámos a nova Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) localizada em Hera”, recordou.

Masami relembrou de igual modo que o Japão disponibilizou um número significativo de bolsas de estudo para os professores, universitários e funcionários públicos poderem continuar os seus estudos no Japão.

De acordo ainda com o diplomata, o Governo nipónico recebe anualmente novos cadetes das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) no intuito de realizarem os seus estudos académicos na área da defesa no país de sol nascente.

“O total de jovens estudantes timorenses abrangidos no programa de estudo, tanto a  curto prazo como a longo prazo, é de aproximadamente mil”, salientou.

Também o Vice-Ministro da Educação, Juventude e Desporto, António Guterres, disse que a ciência constitui a chave do desenvolvimento do país, pelo que o Governo envidará todos os esforços para que as Ciências e a Matemática sejam uma aposta prioritária do seu ministério.

“Todos nós sabemos que Timor-Leste está empenhados para que os nossos jovens ganhem novas competências por forma a dotá-los de ferramentas essenciais na vertente das Ciências. Por outro lado, a disciplina de Matemática assume um papel absolutamente relevante em todas as ciências”, referiu. (ono)

 1,110 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Japão elaborará conteúdos de Matemática e Ciênc…” A few seconds ago

Lee Mós :
Prezidente Repúblika Kondekora Assanami ho Medalla Orden Timor-Leste

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No