DÍLI – A Chefe do Gabinete de Controlo de Qualidade e Comunicação Social do Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV), Sara Maria Xavier, disse que este centro hospitalar procura promover uma amamentação exclusiva até aos primeiros seis meses de vida dos bebés, não permitindo sequer o recurso a fórmulas lácteas.
“Não permitimos às mães que alimentem os seus filhos, nos primeiros seis meses de vida, com outros alimentos. Esta condição é válida tanto para aquelas que deram à luz no hospital como para outras que vieram a ser internadas. Caso tragam o biberão e leite em pó para o hospital, os nossos profissionais de saúde tirá-los-ão e serão deitados ao lixo”, afirmou Sara Xavier aos jornalistas, na passada quinta-feira (20/08), em Bidau, Díli.
Segundo a responsável, o HNGV é “um centro de excelência, amigo das mães e dos bebés”, que procura promover a amamentação e desenvolver, desta forma, o sistema imunitário das crianças.
“O leite materno é seguro e eficaz. Pode servir-se a qualquer hora. O aparelho digestivo dos bebés recebe só, nos primeiros seis meses, o leite da mãe. Não podem ser alimentados, por exemplo, com canja, água com açúcar nem devem fazê-lo com leite em pó”, sublinhou, acrescentando que a introdução de novos alimentos só pode ser feita a partir dos seis meses.
Sara Xavier referiu ainda a importância da amamentação, visto que o leite da mãe é natural e nutritivo, o que permite melhorar o funcionamento intestinal, desenvolver a mastigação e promover o contacto com vários sabores.
“Continuamos a promover ações de sensibilização junto das mães sobre o papel da amamentação”, concluiu. (res)
549 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






