ADVERTISEMENT

Fundação Mahein critica falta de “seriedade” do Governo na proteção das riquezas do mar

Timor Post - Jeral
  • Share

Díli – O Diretor-Executivo da Organização Não-Governamental Fundação Mahein (FM), João Almeida, considera que o Governo timorense “não tem seriedade” para investir na proteção das riquezas no mar de Timor, sobretudo na costa sul do país.

“Apesar de a política do Estado olhar para o mar como o futuro do país, não tem seriedade para investir nesse setor. As águas de Timor estão abandonadas. O Executivo aposta apenas nos campos petrolíferos para alimentar o Orçamento Geral do Estado”, afirmou.

O diretor recordou também que, de acordo com o relatório da Secretaria de Estado das Pescas, regista-se, nestes últimos dois anos, uma perda acentuada da biodiversidade marinha timorense devido à pesca internacional ilegal.

“Embora saibamos que perdemos, nos últimos anos, milhões de dólares no nosso mar por causa da pesca ilegal, a questão continua a ser posta de lado”, disse o responsável ao Timor Post, nesta terça-feira (28/08), no seu local de trabalho.

Segundo o responsável, “o abandono” das águas de Timor deve-se ao facto de o Governo não disponibilizar condições e recursos adequados para as forças de defesa e segurança timorenses vigiarem a zona marítima.

“Não damos atenção e continuidade à política definida, sobretudo no reforço da capacidade da Componente Naval das FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) e da Unidade Marítima da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL). Caso o mar continue a ser abandonado, a pesca ilegal será cada vez mais abundante”, alertou.

João Almeida pediu, como tal, ao Governo que apostasse já nestas instituições para que possam exercer a sua missão “sem dificuldades”, pois, segundo o responsável, a costa sul tem um forte potencial económico.

“Temos de disponibilizar mais formações e recursos para os membros da Componente Naval e da Unidade Marítima, melhorando, desta forma, o controlo no nosso mar. Caso contrário, estamos a promover a pesca ilegal”, concluiu. (f10)

 591 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Fundação Mahein critica falta de “seriedade” do…” A few seconds ago

Lee Mós :
MS alerta para possibilidade de transmissão local de covid-19 devido a entradas ilegais

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No