ADVERTISEMENT

Governo e PNUD assinam acordo para promover segurança alimentar

Timor Post - Jeral
  • Share

DÍLI- O Ministério das Finanças e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram, esta quinta-feira (09/07), um acordo para apoiar a população timorense afetada pela crise provocada pela covid-19.

O apoio de um milhão de dólares americanos, disponibilizado pelo PNUD e Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), incide na questão da segurança alimentar dos mais carenciados, sobretudo nas áreas rurais, revelou o Ministro das Finanças, Fernando Hanjam.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


“Foram-me dados, na semana passada, plenos poderes, em Conselho de Ministros, para assinar um acordo de ajuda externa dos nossos parceiros, em particular do BAD, que, com um milhão de dólares americanos, pretende promover a segurança alimentar”, recordou o ministro à margem da assinatura do acordo, em Aitarak-Laran, Díli.

Lee Mós :
Membru Bombeiros 30 Termina Formasaun

Segundo Fernando Hanjam, o Ministério da Agricultura e Pescas (MAP) e PNUD implementarão o programa, com início em julho e término em dezembro.

“O Ministério da Agricultura e Pescas deve trabalhar em parceria com o PNUD para implementar imediatamente este programa, pois o projeto tem apenas seis meses. Se não o implementarmos durante esses seis meses, o orçamento poderá ser devolvido”, alertou.

Pretende-se, com o projeto, adquirir produtos de agricultores timorenses para que sejam depois distribuídos pelas famílias mais carenciadas de cinco municípios – Baucau, Bobonaro, Covalima, Díli e Oé-Cusse-Ambeno.

“Com este orçamento, comprar-se-ão os nossos produtos locais e, por isso, devemos trabalhar junto da comunidade e agricultores para que os possamos distribuir pelas famílias vulneráveis”, acrescentou.

Lee Mós :
EBF de Camea ameaçada pela ribeira

Também a Representante do PNUD, Tuya Altangerel, defendeu a importância da parceria com os agricultores para a aquisição destes produtos locais.

“Devemos trabalhar junto dos agricultores dos cinco municípios onde será implementado o projeto para que possamos comprar diretamente os seus produtos, mas tudo isto dependerá dos alimentos disponíveis. Serão distribuídos diferentes alimentos por cada município”, explicou.

“Quando comprarmos os produtos das associações de agricultores, transferiremos o orçamento diretamente para as suas contas bancárias. Se comprarmos, contudo, a pequenos agricultores, pagaremos em numerário. Em relação à distribuição, temos de trabalhar em colaboração com os presidentes dos municípios para que possam identificar os grupos carenciados que precisam mesmo destes alimentos”, acrescentou.

Segundo Tuya Altangerel, o orçamento será transferido para a conta bancária do Ministério das Finanças e, posteriormente, para o PNUD.

Lee Mós :
Selebra Loron Internasionál Feto Rural, PPN Preokupa Feto Soe Bebe

Também o Representante da ONU em Timor-Leste, Roy Trivedy, destacou a importância deste apoio aos timorenses mais carenciados.

“O programa é muito importante para que Timor-Leste possa apoiar a população timorense afetada pela crise provocada pela covid-19. Visa apoiar a segurança alimentar”, afirmou.

Recorde-se que o Conselho de Ministro aprovou, no dia 01 de julho, este acordo. O valor de um milhão de dólares americanos provém do Fundo de Resposta a Desastres da Ásia Pacífico. (isa)

 772 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Governo e PNUD assinam acordo para promover seg…” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No