ADVERTISEMENT

Centro de Saúde de Becora com 140 casos de dengue em abril e maio

Timor Post - Jeral
  • Share

Díli – O Centro de Saúde de Becora (CSB) registou, entre abril e maio, 140 casos de dengue, revelou a Chefe do CSB, Adelina Pinto.

“Registámos, nos últimos dois meses, uma maior prevalência de pacientes com dengue. Tivemos 140 casos, mas não se registou nenhum morto. Todos recuperam”, avançou Adelina Pinto aos jornalistas, na passada sexta-feira (12/06), no seu local de trabalho.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


Em relação às ações de intervenção, a chefe garantiu que as campanhas de fumigação, distribuição de larvicida e promoção de saúde junto da comunidade se mantêm firmes.

Lee Mós :
Xanana: Ha'u Konfunde Hó Lei LEO

Questionada sobre a doença com maior prevalência durante o estado de emergência nesta unidade de saúde, Adelina Pinto referiu que os problemas respiratórios ocuparam o primeiro lugar.

“O número de infeções respiratórias foi o que mais se destacou durante o estado de emergência”, disse.

Já a Diretora-Executiva dos Serviços de Saúde do Município de Díli (SSMD), Agostinha Segurado, revelou, no passado dia 28 de maio, que o número de casos de dengue ocorridos na capital subiu para os 710, tendo tirado a vida a sete crianças.

“Os casos de dengue aumentaram, em Díli, subindo de 706 para 710. Sete acabaram por falecer”, avançou Agostinha Segurado aos jornalistas, após uma ação de divulgação sobre o Plano de Ação da Comunidade de Saneamento e Higiene (PAKSI, em tétum) junto das autoridades locais do Suco de Caicoli.

Lee Mós :
José Nia Obiediensia Ho Maria Nia Haraik-An, Loke Dalan Ba Jesus Nia Mai “Emmanuel katak Maromak ho ita”

Questionada sobre a intervenção do SSMD para a contenção da dengue nas áreas afetadas, a diretora disse que se mantêm várias medidas de prevenção.

“Mantemos a intervenção, através das ações de divulgação de informação sobre o combate e prevenção da dengue, como a fumigação e a distribuição de larvicidas”, afirmou.

Também o Chefe do Departamento de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, José Moniz, disse que o stock de equipamentos e medicamentos para o combate à dengue ainda era suficiente.

Lee Mós :
UDT Mantein Prinsípiu Sentru Moderadu

“Os larvicidas ainda são suficientes para responder à prevenção da dengue, pois já os recolhemos nos locais onde não são mais precisos”, afirmou.

“A intervenção está em curso. O município de Díli é a área com maior risco de dengue, seguindo-se os municípios de Ermera, Covalima, Baucau e Liquiçá”, concluiu. (jry)

 711 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Centro de Saúde de Becora com 140 casos de deng…” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No