DÍLI – A Diretora-Geral do Ministério da Agricultura e Pescas (MAP), Maria Odete do Céu, disse que as duas Lojas do Agricultor– uma no recinto do Timor Plaza e a outra em Fatuhada– receberão apoio através das verbas alocadas ao MAP do Fundo Covid-19.
Maria Odete recordou ainda que tinham sido alocados ao MAP 4,9 milhões de dólares antes de serem reduzidas para 2,5 milhões, o que permitiu reforçar o subsídio aos agregados familiares.
“O MAP usará este fundo para, além de desenvolver o trabalho dos agricultores, apoiar as duas lojas que vendem os produtos dos agricultores, uma em Fatuhada e outra no Timor Plaza”, disse a diretora-geral, na passada quinta-feira (03/06), aos jornalistas, no seu local de trabalho, em Díli.
Segundo a diretora, o subsídio é alocado para a compra de arroz local, que será posto à venda nas duas lojas.
A diretora revelou ainda que o MAP propõe a realização de algumas atividades na costa sul.
“Cerca de 4.200 hectares destinam-se ao cultivo de arroz e 6.015 hectares ao de milho como também a atividades de horticultura a longo prazo”, afirmou.
Maria Odete acrescentou que este orçamento será também usado para apoiar os técnicos na pesquisa de alguns terrenos férteis nos municípios de Same e Manufahi.
“O MAP usou, de igual modo, a verba alocada para a compra de sementes, entre outras, de inhame, feijão e milho para serem cultivados pelos agricultores com o objetivo de manter a segurança alimentar a longo prazo”, concluiu. (jxy)
519 total views, 3 views today






