ADVERTISEMENT

SEAC pede participação de universitários em seminários sobre investigação científica

  • Share

Díli- O Secretário de Estado da Arte e Cultura (SEAC), Teófilo Caldas, pediu aos docentes e decanos universitários que participassem em seminários sobre o tema da investigação científica que terão lugar no país.

Segundo o governante, a promoção da investigação representa a chave para o desenvolvimento científico-tecnológico de um novo país, como o de Timor-Leste.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

“Quero apelar a todos os universitários, sobretudo aos docentes e decanos, que, no caso de se realizarem seminários sobre o tema da pesquisa, deverão participar. A sua participação é vital para adquirirem conhecimentos sobre os vários modelos de pesquisas existentes e, deste modo, poderem dar orientações aos estudantes sobre a forma como efetuar a pesquisa”, afirmou o SEAC aos jornalistas, após a abertura de um seminário sob o tema da pesquisa sobre ciência e tecnologia, nesta terça-feira (10/09), em Balide.

Lee Mós:
PR Horta Konsidera Prosesamentu Gas Naturál Asuntu Kompleksu

O Secretário de Estado revelou ainda que o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) pretende criar um manual dedicado a este tema para que possa apoiar as instituições que dele necessitam. Apelou, por isso, à colaboração das universidades timorenses e do INCT na realização de pesquisas de estudantes de modo a que seja assegurada uma investigação de qualidade, divulgando resultados fidedignos ao público.

Lee Mós:
Projeto Quinta de Portugal, ACT e CFR promovem “café especial” em Aileu

“Quero pedir novamente a todos que sejam realizadas pesquisas com o selo de qualidade para que possamos fornecer dados fidedignos ao nosso Estado. Precisamos de uma pesquisa científica, senão, qualquer pessoa fala sobre determinado assunto conforme o que lhe vem à cabeça”, alertou.

De acordo com Teófilo Caldas, caberá ao INCT tomar conta da investigação no país.

Lee Mós:
Salas de emergência do HNGV sobrelotadas em novembro

“Preocupa-me ainda a duração da nossa pesquisa, mas a presença do INCT garantirá que todas as entidades se responsabilizem pela elaboração de qualquer investigação”, afirmou, acrescentando que esta deverá ocorrer entre 2020 e 2021.

Segundo o governante, o INCT coordenar-se-á com os ministérios relevantes para a concretização deste plano. (ono)

 203 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “SEAC pede participação de universitários em sem…” A few seconds ago
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error: