Díli- O economista João Saldanha disse que o atual Governo não possui nenhum plano fixo para o processo de pagamento do subsídio de 100 dólares às famílias timorenses.
João Saldanha referiu ainda que o processo de pagamento depende da capacidade de execução por parte do Governo.
“A verba [proveniente do Fundo Covid-19] aprovada já pelo Parlamento Nacional (PN) é de 150 milhões de dólares americanos. Caberá ao Governo efetuar o planeamento e a execução do pagamento”, recordou João Saldanha, esta terça-feira (26/05), via telefone, aos jornalistas do Timor Post.
Segundo o economista, o Executivo não é consistente no seu planeamento, o que se reflete na atribuição do subsídio destinado às famílias.
“A meu ver, o Governo não possui um plano fixo para o modelo de pagamento a ser executado, pois está sempre a mudá-lo, incluindo o valor a ser pago. O Estado devia também dar prioridade ao pagamento de subsídio aos profissionais de saúde”, afirmou.
João Saldanha exigiu igualmente ao Governo que desse a conhecer todos os detalhes relativos à execução do pagamento, visto que o estado de emergência está a findar. Sugeriu, também, ao Ministério da Solidariedade Social e Inclusão que criasse linhas de coordenação para ajudar a acelerar o processo.
“O Governo deve garantir uma análise adequada dos problemas e revelar capacidade de execução ao invés de proferir declarações infundadas que até agora ainda estão por realizar” concluiu. (kyt)
167 total views, 3 views today






