DÍLI- O Ministro do Turismo, Comércio e Indústria em exercício, Fidélis Magalhães, afirmou que o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC) está a envidar todos os esforços para adquirir arroz, procurando por isso, cooperar com quatro países e uma organização internacional para a importação deste produto.
“O MNEC está a contactar estes países para poder ter acesso a arroz. Queria partilhar convosco que o MNEC está a esforçar-se para contactar países na região”, afirmou o governante.
Segundo o ministro, o MNEC já obteve reposta positiva sobre o apoio de três ou quatro países e de uma organização internacional.
Fidélis Magalhães mostrou-se também preocupado com a falta de arroz no país, um produto essencial para a população.
“O MNEC informa diretamente o público sobre os países que exportarão arroz. O que o MTCI pode fazer é informar o MNEC relativamente à falta de stock e, por isso, é preciso termos acesso ao mercado regional ou internacional”, acrescentou.
De acordo com o governante, o MNEC informou o MTCI das dificuldades de importação de arroz devido ao estado de emergência que vigora em vários países.
Recorde-se que no início de abril estavam apenas armazenadas cerca de 386 toneladas de arroz, segundo o Diretor Nacional do Aprovisionamento, Armazenamento e Estoque do MTCI.
Júlio Soares avançou também que o Governo planeava adquirir 30 mil toneladas de arroz.
Também em Bobonaro se registou uma grande quebra na produção de arroz, como revelou ao Timor Post, em março, o Diretor dos Serviços da Agricultura do Município, Adérito dos Santos. (isa)
570 total views, 3 views today






