DÍLI- A Administração dos Portos de Timor-Leste (APORTIL) arrecada anualmente receitas de cerca de cinco milhões de dólares para os cofres do Estado.
“Tudo depende das condições, mas a APORTIL arrecada anualmente um valor de quatro a cinco milhões de dólares. Em 2018, arrecadou quase cinco milhões de dólares. Estamos a tentar aumentar as receitas”, disse o Presidente da APORTIL, Flávio Cardoso Neves, esta segunda-feira (16/03), no seu escritório.
O presidente apontou como exemplo de redução das receitas da APORTIL a presença frequente de barcos militares nos portos.
“Quando recebemos os barcos militares ou de cooperação, estes afetam-nos muito, reduzindo as receitas desta instituição, porque as embarcações comerciais são obrigadas a parar”, afirmou.
Flávio Cardoso Neves destacou também que a APORTIL tem responsabilidade de regular os outros portos privados, de acordo o decreto-lei n.º 3/2003.
Recorde-se que a APORTIL está sob a tutela do Ministério dos Transportes e Telecomunicações e atua em todas as áreas de interesse portuário, como nos portos e ancoradouros de Oé-Cusse, Tíbar, Kaitehu, Díli, Dili Pertamina, Hera, Ataúro, Carabela e Com. (isa)
309 total views, 6 views today






