DÍLI- O Ministério das Obras Públicas (MOP) assinou, esta sexta-feira (13/03), um Memorando de Entendimento com a Universidade da Paz (UNPAZ) e o Instituto Politécnico de Betano (IPB).
O memorando tem como objetivo apoiar os estudantes da Faculdade de Engenharia da UNPAZ e do IPB, através do uso do laboratório da Direção Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do MOP, e realizar, entre outros, pesquisas, monotorização, levantamento conjunto de dados, estágios profissionais dos estudantes e formação de docentes na área laboratorial.
O Diretor-Geral do MOP, Rui Hernâni Freitas Guterres, recordou que este acordo se realiza a pedido da UNPAZ e do IPB.
“O apoio centra-se na questão do laboratório, sobretudo dos alunos de Engenharia Civil, que precisam da componente prática em mecânica, alcatrão e betão. Temos um espaço. É, contudo, importante haver uma linha de coordenação com a Direção de Pesquisa relativamente ao cronograma de atividades, pois esta direção tem outras tarefas diárias”, afirmou.
Também o Reitor da UNPAZ, Aldolmando Amaral, referiu a necessidade de cooperação entre a universidade e o MOP e a importância deste laboratório do ministério para a universidade.
“Com este memorando, queremos aproveitar alguns espaços do ministério, sobretudo o laboratório, porque os estudantes têm apenas teoria na universidade, mas falta a prática por causa do laboratório que ainda está em construção. Cooperamos, por isso, com o Governo, através do MOP, para que possamos ter acesso ao seu laboratório”, acrescentou.
Adolmando Amaral destacou ainda que é importante capacitar os recursos humanos, tanto na componente prática como na teórica, para que adquiram competências.
O Presidente do IPB, Acácio Cardoso Amaral, mostrou-se, por seu turno, satisfeito com a assinatura do memorado.
“Este acordo é importante para a área da engenharia, sobretudo de construção civil”, afirmou.
O presidente pediu ainda ao MOP apoio com equipamentos para os testes de materiais de construção civil, de mecânica e de solos, entre outros.
Acácio Cardoso Amaral relembrou também que o instituto tem cooperado com várias instituições nacionais e internacionais, entre elas a Universidade Brawijaya, na Indonésia, os institutos politécnicos de Bragança e de Santarém, em Portugal, bem como com a Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste (CCI-TL), o Centro Formação de Tíbar e a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). (isa)
895 total views, 9 views today







Bele hare Video Seluk :




