DÍLI – O Centro de Reabilitação de Fumadores defende uma subida acentuada do preço do maço de tabaco para os cinco dólares americanos de forma a combater o tabagismo.
O Centro pretende também acabar com a venda de cigarros avulso, medida que visa impedir que menores e estudantes possam consumir tabaco, contribuindo para a cessação tabágica.
“Os fumadores são, na sua maioria, estudantes e pessoas que estão em idade produtiva”, informou o responsável do Centro de Reabilitação de Fumadores, Eldino de Castro Rangel.
“É preciso traçar uma política que visa reduzir o consumo. A melhor estratégia passa obviamente por aumentar o preço do tabaco”, avançou.
O médico alertou, por outro lado, sobre os malefícios do tabaco para a saúde dos fumadores e para a economia, repercutindo-se em todo o organismo humano.
“Se uma pessoa fumar três maços por dia, irá gastar diariamente cerca de seis dólares, o que significa que ao final do mês os gastos poderão ascender aos 180 dólares, valor bem acima do salário mínimo que é de 115 dólares”, explicou o responsável.
“Há estudos que apontam que Timor-Leste é um dos países onde existem mais fumadores. Para contornar este cenário pouco animador é urgente que o Governo adote medidas concretas para combater o tabagismo, nomeadamente trabalhando junto das comunidades jovens e aumentando o preço do tabaco”, acrescentou.
No Centro de Saúde de Formosa, é disponibilizado apoio às pessoas que querem deixar de fumar.
Registaram-se, desde abril de 2021, no Centro de Reabilitação de Fumadores da unidade hospitalar, 430 fumadores que pediram auxílio para deixarem de fumar. (61L)
517 total views, 6 views today






