DÍLI- A Secretária de Estado para a Igualdade e Inclusão, Maria José da Fonseca Monteiro de Jesus, destacou, nesta terça-feira (04/02), a importância da participação das mulheres na vida política.
“Não queremos que as mulheres participem ativamente apenas no Parlamento Nacional, mas em todos os cargos públicos”, disse Maria José da Fonseca Monteiro de Jesus, após uma reunião sobre estratégias de abordagem integrada para a sensibilização de género em diversos setores, como o jornalismo, em Caicoli.
Segundo a Secretária de Estado para a Igualdade e Inclusão, a instituição deve esforçar-se amplamente para trabalhar em parceria com diversas organizações na promoção da igualdade e género.
A governante recordou também que foi realizado, no ano passado, o segundo congresso junto das mulheres com potencial em todos os municípios, incluindo na Região Administrativa de Oé-Cusse Ambeno (RAEO).
“Realizámos, no ano passado, o segundo congresso destinado às mulheres com forte potencial. A atividade teve como objetivo escolher a nova estrutura e ver a plataforma. Também quisemos trabalhar juntamente com a associação das mulheres dos municípios e da RAEOA para que fossem identificadas as necessidades”, lembrou.
De acordo com a governante, a Secretaria de Estado para a Igualdade e Inclusão (SEII) pretende reforçar a formação para as mulheres poderem competir de igual para igual no estrangeiro.
Também o Presidente da Comissão Nacional (CNE), Alcino Baris, afirmou que, de acordo com o resultado da pesquisa efetuada pela equipa da CNE, a maioria das mulheres não tem uma participação cívica forte por razões domésticas.
“O resultado mostra que as mulheres timorenses pouco participam nas atividades da educação cívica por questões relacionadas com a lida doméstica, como por exemplo tratar dos filhos e confecionar alimentos”, disse. (isa)
399 total views, 3 views today






