Díli (Timor Post) – O Presidente da Autoridade Portuária de Timor-Leste (APORTIL), Flávio Cardoso Neves Maurício do Nascimento, anunciou que a instituição possui já um candidato timorense a capitão para receber uma formação especializada a bordo do navio Berlin-Ramelau.
“A APORTIL preparou já 14 timorenses, incluindo um candidato a capitão, para que possam trabalhar na embarcação Berlin-Ramelau. Contudo, tanto este como os outros tripulantes necessitam de uma formação consoante a especificidade de caa um. Vamos necessitar de três cidadãos estrangeiros, um capitão, um mecânico e um técnico de eletricidade, para os acompanhar e os capacitar”, disse Flávio, ao diário Timor Post, via telefone.
Referiu ainda que o navio de passageiros Berlin-Ramelau chegou, esta quinta-feira, a Timor-Leste e atracou no porto de Díli, esta sexta-feira.
“Espero que os nossos candidatos possam adquirir mais conhecimento sobre os procedimentos a terem em conta nas múltiplas operações marítimas do barco, nomeadamente em relação às viagens entre Díli e Oe-cússe e Díli e Ataúro”, frisou.
Já o Presidente da Associação de Marinheiros de Timor-Leste (AMTL), Simplício Marçal Ximenes, revelou que vários cidadãos conseguiram concluir o curso na área de tripulação marítima, incluindo outros trabalhos.
“A recém-chegada embarcação vai proceder às suas operações de acordo com o horário do Berlin-Nakroma. Temos um cidadão timorense, Maurício de Nascimento, que possui um certificado em transporte marítimo [carta de condução] de primeira classe que lhe permite exercer as funções de capitão do barco. Contudo, são precisos mais três ou cinco anos de experiência para reunir todos os requisitos”, explicou.
Segundo Simplício Ximenes, a AMTL submeteu já a lista dos candidatos tripulantes timorenses a concurso público, aguardando que o Governo lhes dê confiança na operação e gestão do navio. (jho)
588 total views, 6 views today






