ADVERTISEMENT

MS mantém transferência de doentes para estrangeiro por falta de meios do HNGV

  • Share
Foto Especial

DÍLI (Timor Post) – O Ministério da Saúde (MS) mantém a transferência de doentes com patologias graves para o estrangeiro para receberem tratamentos médicos motivada pela escassez de meios e equipamentos do Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV).

O diretor-geral do Serviço Corporativo do MS, Marcelo Amaral, falava aos jornalistas, esta terça-feira (23/11), no seu local de trabalho, em Caicoli, Díli.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


No sentido de pôr cobro às lacunas do centro hospitalar,  Marcelo referiu que  o ministério propôs uma verba de 65 milhões de dólares americanos do Orçamento Geral do Estado (OGE) para  2022 para fazer face às necessidades. No entanto, refere, o Parlamento Nacional (PN) acabaria por fazer baixar a verba para 52,1 milhões de dólares.

Lee Mós :
MEJD dá ultimato aos professores para tomarem vacina

“Propusemos um montante que no nosso entender cobria todas as despesas previstas em virtude do custo elevado dos tratamentos hospitalares realizados no estrangeiro. É gasto mensalmente cerca de um milhão de dólares, o que significa que, durante um ano, as despesas ascendem a 12 milhões. Com a proposta de redução por parte do parlamento, dificilmente conseguiremos assegurar a transferência de doentes além fronteiras”, disse o diretor.

Lee Mós :
Académico da UNTL pede uma intervenção rápida na questão da transmissão local da covid-19

O dirigente lembrou ainda a dificuldade de o Governo criar, em breve, unidades de diferentes valências, nomeadamente unidades de oncologia, cardiovascular, entre outras, devido à falta de meios e equipamentos sofisticados para responder a todas os doentes.

Apesar de todas as contrariedades, salientou que o HNGV possui já um centro de hemodiálise destinado a prestar atendimento aos doentes com insuficiência renal.

Lee Mós :
Lú Olo - Taur - Deolindo Kuda Ai-oan iha Metinaro

“Se querem tanto reduzir as despesas relativas ao tratamento efetuado no estrangeiro, devemos apostar seriamente no setor da saúde. Sem investimento, o Governo terá de aumentar as verbas todos os anos”, sublinhou.

Acrecentou que o MS transfere, anualmente, doentes timorenses para centros hospitalares estrangeiros, nomeadamente para a Indonésia, Singapura e Malásia. (res)

 765 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “MS mantém transferência de doentes para estrang…” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No