DÍLI (Timor Post) – O Ministério da Saúde (MS) coordena-se com o Ministério da Administração Estatal (MAE) para juntos efetuarem o controlo do funcionamento dos serviços de saúde localizados em todos os sucos do território.
“O Parlamento Nacional não precisa de contactar diretamente a Ministra da Saúde para se queixar da ausência de profissionais de saúde para garantir o atendimento dos doentes nos centros de saúde. Por isso, atribuímos alguma tarefas ao MAE para orientar os presidentes da autoridade dos municípios e chefes de suco a fim de controlarem os profissionais de saúde”, disse a Ministra da Saúde, Odete Belo, aos jornalistas, esta segunda-feira (22/11), no Hotel City 8, em Manleuana.
A governante lembrou ainda que os enfermeiros e os médicos são determinantes em salvar vidas.
“Expliquei ao MAE, presidentes da autoridade e aos administradores dos postos que os serviços de saúde dos municípios têm a função de prevenir doenças no seio da comunidade através da prestação dos cuidados médicos. Os profissionais nos centros de saúde devem identificar doenças predominantes num suco, enquanto os líderes comunitários devem controlar o trabalho deles”, referi
O Vice-Ministro da Administração Estatal, Lino de Jesus Torrezão, corrobora com a mesma ideia, destacando a importância da cooperação entre ambas as entidades para “o bem da saúde pública”. (res)
992 total views, 3 views today






