DÍLI (Timor Post) – O Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEJD) mostra-se preocupado com os dados de 2020 que indicam que apenas 25% das crianças timorenses frequentam a Educação Pré-Escolar.
“Estou muito apreensivo com os números relativos ao ano de 2020, sobretudo no que toca à percentagem de crianças no Pré-Escolar. Só 25% é que frequentam este nível de ensino”, disse o Vice-Ministro da Educação, Juventude e Desporto, António Guterres, aos jornalistas, na passada quinta-feira (18/11), no Centro de Formação, em Tíbar.
Segundo o governante, o MEJD conta atualmente com 500 pré-escolas públicas e privadas e mais de 20 mil crianças.
“Sabemos que em áreas remotas não existem estabelecimentos pré-escolares. Ainda não conseguimos cobrir todo o território. Segundo a lei, qualquer suco deve possuir uma pré-escola, mas a realidade é bem diferente, pois são ainda muitos os sucos que estão privados da Educação Pré-Escolar”, contou.
“Espero que todas as entidades possam sensibilizar as populações para a necessidade de reduzir o número de crianças que não têm acesso ao pré-escolar”, frisou.
O executivo destacou ainda o papel determinante que o MEJD assume na garantia dos direitos das crianças, nomeadamente no acesso ao ensino, conforme o estipulado na Lei de Bases de Educação.
“Apelo, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Criança, aos pais que deem oportunidade aos seus filhos para frequentarem a escola e não os deixarem abandonados em Díli, obrigando-os a trabalhar. Estão a pôr em risco o seu futuro”, concluiu. (ono)
1,176 total views, 3 views today






