DÍLI (Timor Post) – O Ministério da Saúde (MS) garante que os técnicos do centro hospitalar iHEAL da Malásia vão chegar, no próximo mês, para procederem à instalação do aparelho cardíaco no Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV), disse o Vice-Ministro da tutela, Bonifácio Mau Coli dos Reis.
“Já adquirimos o aparelho. Estamos só a aguardar a chegada dos técnicos da Malásia para que possam instalar a eletrocardiograma, a cardioversor-desfibrilhador implantável, ecocardiografia e ainda uma máquina monitor de frequência cardíaca”, afirmou Bonifácio dos Reis ao Timor Post.
Também o diretor clínico do HNGV, Marcelino Correia, disse que o aparelho ainda não foi instalado devido à falta de peritos, ainda que a unidade hospitalar já a tivesse adquirida.
O responsável lembrou que, no âmbito da cooperação entre o Governo timorense e o Hospital iHEAL da Malásia, os técnicos instalarão de igal modo a unidade de cirurgia cardíaca no HNGV.
“Apesar de o aparelho ainda não ter sido instalado, os cardiologistas continuam a prestar assistência médica aos doentes com problemas cardiovasculares. Aqueles que apresentam um quadro clínico grave são de imediato transferidos para o estrangeiro”, referiu.
Marcelino Correia mostra-se esperançado de que o aparelho possa em breve ser instalado, evitando, assim, a transferência de pacientes para o estrangeiro. (res)
722 total views, 3 views today






