DÍLI (Timor Post) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) do Ministério da Administração Estatal (MAE) prevê alocar mais de nove milhões de dólares americanos para a realização das eleições presidenciais em 2022.
O Ministro da Administração Estatal, Miguel Pereira de Carvalho, pediu ao Comité da Revisão Política (CROP) que considere a proposta apresentada.
“Estão previstos 9,3 milhões de dólares para a primeira e a segunda volta das eleições presidenciais de 2022”, disse Miguel de Carvalho aos jornalistas, esta terça-feira (07/09), após o encontro de apresentação do programa e proposta do ministério ao CROP, no Ministério das Finanças, em Ai-Tarak-Laran.
O governante afirmou ainda que o STAE registou até agora 846. 352 eleitores em todo o território, além dos que residem no estrangeiro.
“O STAE continuará a proceder ao recenseamento eleitoral até 15 de janeiro do próximo ano. Acredito que até lá o número de eleitores subirá subtancialmente”, salientou.
Serão instalados cerca de 1200 centros de votação e 1500 estações de voto. A medida visa não só facilitar os eleitores a exercerem o seu direito, mas também cumprir as medidas de prevenção da contenção da covid-19.
“Pretendemos instalar várias centenas de centros de votação para evitar a aglomeração de pessoas”, referiu.
O governante informou ainda que o STAE fará uso de verbas destinadas a recrutar brigadas para serem destacadas nos diferentes centros de votação.
Parte da verba será ainda alocada para a manutenção da segurança em centros e estações de voto.
“O STAE utilizará o orçamento para destacar vários elementos das forças de segurança durante o período de votação”, concluiu. (jry)
555 total views, 3 views today






