Díli (Timor Post)- O Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) aguarda a promulgação do calendário eleitoral das próximas eleições presidenciais para anunciar o candidato a Chefe de Estado.
Segundo a deputada do CNRT, Bendita Magno, após a conferência nacional, o partido apresentará a posição política em relação às eleições presidenciais do próximo ano.
“Normalmente, depois da conferência nacional, indigitaremos o nosso candidato. Por enquanto não temos ainda a data fixa para a realização do evento. Contudo, muitas pessoas querem que Xanana se candidate já ao cargo. Penso que isto não vai acontecer, porque Xanana não tomará sozinho a decisão”, disse Bendita Magno ao Timor Post.
A parlamentar referiu ainda que, apesar de Xanana ser o Presidente do Conselho Político Nacional do CNRT, cabe ao Conselho Diretivo Nacional da força política decidir a questão.
“Antes de candidatarmos alguém, temos de ouvir todos os membros de dois conselhos do partido, sobretudo quanto à avaliação das figuras políticas para preencherem os requisitos do partido”, disse.
A deputada pediu também ao Chefe de Estado, Francisco Guterres ‘Lú Olo’, que cumpra a Lei Eleitoral timorense.
“Quer queiramos quer não, devemos realizar as eleições presidenciais no próximo ano. Caso contrário, violaremos a Constituição. A lei existe para que a cumpramos”, afirmou. (kyt)
877 total views, 3 views today






