DÍLI – A Embaixada do Estados Unidos da América (EUA) em Timor-Leste pretende apoiar o Estado timorense com dez milhões de dólares americanos para a reabilitação do aeroporto de Baucau.
O Embaixador dos EUA, Charles Kevin Blackstone, lembrou que o Governo tinha feito um pedido aos EUA, em 2018, para que desse apoio no projeto de reabilitação do aeroporto de Baucau, no âmbito de um diálogo bilateral.
“Apoiamos Timor-Leste com dez milhões de dólares para reabilitar o aeroporto de Baucau que engloba a construção de um armazém, um muro além de disponibilizarmos um voo grátis”, disse Charles Kevin Blackstone aos jornalistas, esta quinta-feira (25/03), no Palácio do Governo.
O diplomata norte-americano afirmou ainda que os EUA não têm intenção de utilizar o aeroporto, uma vez que considera que o campo de aviação pertence a Timor-Leste.
“O apoio previsto para as obras de reabilitação do aeroporto é fruto da cooperação bilateral. Quanto à utilização do aeroporto, dependemos da decisão do Governo timorense”, referiu.
O embaixador encontrar-se-á, entretanto, com o Vice-Primeiro-Ministro, José Maria dos Reis, para ultimar os detalhes acerca do arranque do projeto de reabilitação do aeroporto. Recorde-se que o Chefe do Governo, Taur Matan Ruak, deu o aval ao ministro para assumir a gestão deste projeto.
“Os Estados Unidos da América estão aptos a apoiar o Estado timorense nesta obra”, concluiu. (kyt)
576 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






