DÍLI- O Serviço Autónomo de Medicamentos e Equipamentos de Saúde (SAMES) iniciou, esta sexta-feira (26/02), a instalação do sistema de refrigeração para armazenar as primeiras 20% de vacinas.
“Hoje, começa a ser instalado o sistema de refrigeração para o armazenamento das vacinas. É preciso algum tempo. Desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, começámos a tratar da aquisição urgente de equipamentos para a refrigeração”, afirmou o Diretor do SAMES, Santana Martins, em Kampung Alor, Díli.
“Estamos a preparar todas as condições para receber os 20% de vacinas. Temos duas câmaras frigoríficas nos armazéns centrais, mas reconhecemos que estes espaços já são antigos. São sistemas instalados desde 2004 e, por isso, são precisos novos”, disse.
O Diretor da Startec Enterprises, Kim Cia, recordou, por sua vez, que já há vários anos a empresa trabalha com o SAMES na instalação de equipamentos.
“Foi o SAMES que recomendou ao Fundo das Nações Unidas para a Infância a instalação do sistema de refrigeração de modo a conservar a vacina contra a covid-19. A instalação decorre cerca de uma semana”, acrescentou.
Garantiu ainda que o sistema de refrigeração será o adequado ao armazenamento das vacinas.
Recorde-se que Santana Martins se mostrou preocupado com os cortes de energia elétrica devido à temperatura para conservação da vacina contra a covid-19.
“Estamos, neste momento, preocupados com os cortes de energia elétrica e, por isso, pedimos à EDTL atenção ao fornecimento de eletricidade, nomeadamente na área de Kampung Alor. Temos um gerador de reserva, mas, se falhar ou houver um corte de uma a duas horas, poderá haver implicações para a temperatura da vacina”, alertou esta terça-feira (23/02).
Segundo o dirigente, o SAMES possui, contudo, um equipamento que assinala as mudanças de temperatura e funcionários trabalharão diariamente no controlo da eletricidade. (isa)
359 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






