DÍLI- O Diretor do Serviço Autónomo de Medicamentos e Equipamentos de Saúde (SAMES), Santana Martins, mostra-se preocupado com os cortes de energia elétrica devido à temperatura para conservação da vacina contra a covid-19.
“Estamos, neste momento, preocupados com os cortes de energia elétrica e, por isso, pedimos à EDTL atenção ao fornecimento de eletricidade, nomeadamente na área de Kampung Alor. Temos um gerador de reserva, mas, se falhar ou houver um corte de uma a duas horas, poderá haver implicações para a temperatura da vacina”, alertou esta terça-feira (23/02).
Segundo o dirigente, o SAMES possui, contudo, um equipamento que assinala as mudanças de temperatura.
“Temos de fazer uma boa gestão do nosso trabalho e colocar os funcionários a trabalhar diariamente, incluindo sábados e domingos, para controlo da eletricidade e de eventuais mudanças na temperatura de refrigeração”, acrescentou.
Também o Vice-Ministro da Saúde, Bonifácio Maukoli dos Reis, se mostrou apreensivo em relação às falhas de energia elétrica, considerando que o que está em causa é uma questão de saúde pública.
“Estamos preocupados com os cortes de eletricidade. Não só aqui, mas em quase todo o território, nomeadamente nos centros de saúde. É preciso melhorar a gestão da eletricidade. Sabemos que a vacina da AstraZeneca deve ser conservada entre -2ºC a 8ºC para que seja garantida a sua qualidade”, disse. (isa)
261 total views, 6 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






