DÍLI – O Laboratório Nacional de Saúde (LNS) tem falta de recursos humanos, principalmente de médicos analistas, para a análise dos testes à covid-19.
A Diretora-Executiva do LNS, Endang da Silva, disse que, em contexto de pandemia da covid-19, o laboratório tem equipamentos suficientes, mas o problema reside na escassez de recursos humanos.
“O nosso problema central é a falta de médicos analistas, pois o volume de trabalho tem sido enorme no laboratório, pelo que precisamos de aumentar o número de analistas para poderem analisar as amostras dos testes ao novo coronavírus”, disse Endang da Silva aos jornalistas, esta segunda-feira (22/02), no seu local de trabalho.
A dirigente afirmou ainda que o facto de Timor-Leste ter registado um número crescente de casos ativos, leva o LNS a necessitar de reforçar os técnicos analistas para responder a todas as exigências.
“Temos cerca de 100 funcionários no laboratório. Este número inclui também os técnicos de administração. Planeamos contratar médicos analistas com o objetivo de prestarem apoio na testagem em massa”, concluiu. (res)
281 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






