Díli- A Autoridade de Inspeção e Fiscalização da Atividade Económica, Sanitária e Alimentar (AIFAESA) planeia destacar em 2020 inspetores para quatro regiões de modo a que sejam também realizadas operações nos municípios.
Segundo o Coordenador da AIFAESA, Abílio Oliveira Sereno, durante um ano, não houve qualquer atividade de fiscalização fora de Díli.
“Tentaremos realizar estas atividades-piloto em quatro regiões. Destacaremos inspetores para fiscalizar diretamente nos municípios de Ainaro, Baucau, Maliana e Oé-Cusse”, afirmou aos jornalistas, na sexta-feira (27/12), na Delta Nova.
O responsável explicou que a região I cobre a inspeção dos municípios de Baucau, Lautém, Manatuto e Viqueque e a região II cobre Aileu, Ainaro, Covalima e Manufahi. Já a III é constituída pelos municípios de Bobonaro, Ermera e Liquiçá e a VI por Oé-Cusse.
Garantindo que as inspeções decorreram regularmente em Díli durante o corrente ano, Abílio Oliveira Sereno afirmou que o destacamento de inspetores da AIFAESA nos municípios permitirá a fiscalização em todo o território.
“A fiscalização nos municípios pode reduzir as despesas do Estado para viagens locais. Não conseguimos em 2019, mas estamos otimistas em relação a 2020”, prometeu.
O responsável mostrou-se igualmente otimista em relação ao recrutamento de funcionários e existência de verbas, referindo que a aprovação do Orçamento Geral de Estado permitirá à AIFAESA realizar um melhor trabalho em 2020. (res)
374 total views, 3 views today






