ADVERTISEMENT

SSMD orientam profissionais de saúde para melhor atendimento a deficientes e vítimas de violência

Timor Post - Jeral
  • Share

DÍLI- Os Serviços de Saúde do Município de Díli (SSMD) realizaram, esta quinta-feira (28/01), um encontro para dar orientações aos profissionais de saúde sobre a melhoria do atendimento nos casos de violência com base no género, deficiência e outros ligados aos direitos humanos.

A Diretora dos SSMD, Agostinha Segurado, afirmou que estas orientações pretendem focar-se em todos os profissionais de saúde de Díli para reforçar a melhoria do atendimento e se acabar com a discriminação.

“Demos também orientações sobre a forma como devem tratar as vítimas de violência doméstica, nomeadamente as mulheres e as crianças, e sobre a coordenação do pessoal de saúde com outras entidades para apoiar estas pessoas”, disse a diretora, na Formosa.

Agostinha Segurado acrescentou que os profissionais de saúde devem assegurar e garantir o atendimento a vítimas que se encontram em casas de abrigo para que o trauma seja ultrapassado.

Segundo a diretora, têm também de ser garantidos cuidados de saúde às pessoas com deficiência e evitar-se a discriminação.

A diretora reconheceu a má assistência nas unidades de saúde e, por isso, apelou aos utentes que denunciassem estes casos.

“Não podemos mudar as atitudes das pessoas, mas as atitudes dos profissionais de saúde estão garantidas no seu juramento”, acrescentou.

Também o representante da organização ligada à deficiência Naroman ba Futuro, Frederico Ornai, lamentou a assistência dada pelos profissionais de saúde.

“Há muita discriminação no atendimento, sobretudo das pessoas com deficiência. Primeiro, não há acessibilidades nos postos de saúde. Segundo, não há atendimento digno para as pessoas com deficiência. De acordo com a nossa experiência em anos passados, familiares nossas com deficiência foram mal atendidos e ouviram palavras ofensivas das parteiras, quando deram a luz”, disse.

Frederico Ornai pediu também aos profissionais de saúde que trabalhassem em parceria com todas as entidades para melhorar o atendimento.

“Estamos preocupados com as acessibilidades, porque estas não são importantes apenas para as pessoas com a deficiência, mas para todos”, acrescentou. (isa)

 768 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “SSMD orientam profissionais de saúde para melho…” A few seconds ago

Lee Mós :
Ukraine Suffers the Invasion, Xanana Made a Request to the International Community G7+ “Protest” world leaders

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No