Díli- O Pró-Reitor dos Assuntos Académicos da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), Miguel dos Santos Maia, disse que esta instituição universitária possui recursos suficientes para receber 4.320 novos estudantes universitários.
Miguel Maia referiu ainda que, como universidade pública, a UNTL deve cumprir as regras em vigor e ter capacidade de gestão interna.
O pró-reitor diz desconhecer o número exato de salas de aula e docentes da UNTL, mas garantiu que estes são suficientes para as atividades letivas.
“As salas de aula não eram suficientes. Construímos, por isso, três novos edifícios, cada um com três pisos e 33 salas de aula. Temos mais de 600 docentes e acho que isto pode responder às necessidades”, afirmou na segunda-feira (11/01), ao Timor Post, na sala de reunião da UNTL, em Díli.
Miguel lembrou que a UNTL apresentou ao Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura (MESCC) uma proposta de mais de três mil novos estudantes, mas a instituição decidiu um número mais elevado, porque a situação da covid-19 não permitirá aos cidadãos timorenses continuarem os seus estudos no estrangeiro.
O docente aguarda um decréscimo do número de casos da covid-19 para que esta instituição universitária possa retomar o ensino presencial, mantendo o cumprimento das regras sanitárias do estado de emergência.
Recorde-se que o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura, Longuinhos dos Santos, tinha afirmado que o Conselho Geral da UNTL apresentava, com base na lei em vigor, uma proposta de ingresso na UNTL de 4.320 novos alunos.
Segundo o ministro, este número proposto reparte-se por dois regimes, o especial e o geral. O primeiro constitui 70% do total ou 3.024 novos alunos, enquanto o segundo é de 30%, o equivalente a 1.296 estudantes. (ono)
398 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






