ADVERTISEMENT

Mais do que certificados, mercado de trabalho precisa de competências

Timor Post - Jeral
  • Share

Díli- O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Formação Profissional e Emprego (SEFOPE), Paulo Alves, disse que, mais do que certificados, o mercado de trabalho precisa de competências.

“Dou um exemplo. Quem termina o mestrado tem de frequentar formação por causa dos conhecimentos técnicos, pois o mercado precisa de competências. Apesar de ter um certificado de mestrado, não tem competências. Não consegue competir no mercado de trabalho”, afirmou na terça-feira (22/09), na sequência da cerimónia de receção, no Hotel Novo Turismo, de dez formandos que terminaram a formação em Bali, na Indonésia.

Paulo Alves pediu ao MEJD um maior investimento no ensino profissional, transformando algumas escolas do ensino secundário geral em técnico-vocacionais.

“Têm de investir, pois não podemos ficar-nos só pela teoria. Precisamos de prática. De que adianta aprendermos sobre automóveis, se não sabemos mudar um pneu?”, questionou.

O diretor defende, contudo, que, além da transformação de escolas secundárias em técnico-vocacionais, é necessário investimento, nomeadamente em equipamentos, para que a componente prática seja trabalhada. (jho)

 623 total views,  6 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Mais do que certificados, mercado de trabalho p…” A few seconds ago

Lee Mós :
AJAR Konsidera Governu La Sériu Hakerek Istória Timor

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No