ADVERTISEMENT

Fundação Mahein sugere a Governo discussão de lei de crimes cibernéticos

Timor Post - Jeral
  • Share

Díli- João Almeida, o diretor-adjunto da Organização Não Governamental (ONG) Fundação Mahein, sugeriu ao Governo que fosse discutida a lei dos crimes cibernéticos, ao invés do esboço da lei que criminaliza a difamação, que poderá contrariar os princípios da Constituição da República Democrática de Timor-Leste (CRDTL).

O diretor-adjunto disse ainda que o Governo deveria separar a lei de criminalização da difamação e o uso das redes sociais para difamar as pessoas.

“Questionamos esta lei, pois fechará as nossas bocas. A Fundação Mahein rejeita, como tal,  o esboço de lei da criminalização da difamação e recomenda ao Governo que discuta preferencialmente a lei dos crimes cibernéticos”, disse João Almeida, na passada sexta-feira (03/07), em conferência de imprensa aos jornalistas, no Fomento, Díli.

Segundo o diretor, caso o projeto de lei seja aprovado pelo Parlamento Nacional (PN), deverá trazer impactos negativos para os meios de comunicação social, limitando a liberdade de imprensa e ameaçando também a voz da sociedade civil.

“Quando for aprovado pelo PN, este projeto de lei será uma ameaça para toda a gente, principalmente para a comunicação social, sociedade civil e académicos, que divulgam informações, factos e opiniões assentes na liberdade de expressão”, afirmou.

João Almeida lembrou ainda que as Nações Unidas têm recomendado a alteração das leis de criminalização da difamação atualmente em vigor.

“Lamento o facto de Timor-Leste pretender criar uma lei que criminaliza a difamação, enquanto outros países pedem que a mesma seja alterada”, concluiu. (res)

 932 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Fundação Mahein sugere a Governo discussão de l…” A few seconds ago

Lee Mós :
Família Simu Isin Mate Francisco ho Matan Been

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No